A poética origem da palavra análise dita por Heidegger nos "Seminários de Zollikon" em 1930.

Heidegger questionou-se sobre a origem da palavra análise: pesquisou o por quê de Freud ter escolhido esta palavra para descrever o fazer analítico e diferenciá-lo do fazer médico no final do Séc. XVIII.

Segundo Heidegger, a palavra grega análise apareceu pela primeira vez escrita na "Odisseia" de Homero.

Odisseu passou anos fora ocupando-se de sua epopéia. Ao ser solicitado a Penélope, sua esposa, que escolhesse um outro homem para ocupar o lugar de Odisseu, já que depois de tantos anos ausente ele poderia estar morto, ela promete eleger um dos pretendentes, na condição de poder terminar a tecitura do manto que se colocou a confeccionar. Acontece que para manter-se fiel a Odisseu,  de dia ela tecia o manto, e à noite ela "analisava" o manto, desfazia a trama. O ato de destecer a tecitura, pode significar analisar.

Análise em grego ainda pode querer dizer: libertar, tirar as algemas dos escravos... Isso pode significar libertar-se da tecitura dos próprios encobrimentos.

É claro que Heidegger pode ter se enganado acerca da intencionalidade de Freud, somente Freud poderia dizê-la, mas é uma definição muito poética da palavra análise.