Kátia Bizzarro - Psicóloga e Psicanalista

CRP: 06/89188 PUC-SP


Dentro de nós existem recursos para lidar com todas as situações.

A análise ajuda a acessar estes recursos, e integrá-los à consciência.

Atendimento Psicanalítico:
Este consultório oferece atendimento psicanalítico individual, para adultos. 

A psicóloga e psicanalista Kátia Bizzarro atende desde 2008 no bairro do Paraíso, em São Paulo, com a missão de acolher quem deseja analisar-se: 
ser escutado a fim de lidar com o sofrimento, e resolver gradualmente a questão que motivou a procura por tratamento.

A clínica psicanalítica tem como foco a singularidade. O atendimento é personalizado. Sessão a sessão, a psicanálise possibilita que o paciente elabore a própria condição, e gradualmente construa um saber libertador sobre o que se queixa.

A psicóloga e psicanalista Kátia Bizzarro é uma profissional graduada na Faculdade de Psicologia da PUC-SP, que continua em constante estudo da teoria psicanalítica através de institutos de formação em Psicanálise Lacaniana, palestras e grupos de estudo. 




Entre em contato para marcar a primeira sessão: 11 94323-1001. Seja bem-vindo.


A primeira sessão será uma conversa sobre: 
  • O que o levou a procurar tratamento;
  • E como funciona o tratamento.

Funcionamento do consultório:
Atendimentos de Segunda à Sexta, inclusive fora do horário comercial.

A análise é um processo que consiste em sessões semanais que realizar-se-ão em data e hora a serem combinados (por exemplo: às Quintas às 13:00). A frequência semanal é importante para fazer advir o efeito do tratamento.

Detalhes necessários ao funcionamento como: horário e preço - serão combinados durante a primeira sessão.

Agende a primeira sessão por telefone:11 94323-1001. 

Sobre o tratamento:
Análise é um tratamento que possibilita decifrar questões que encontram-se cifradas, sentidas pelas pessoas na forma de crise, ou mal-estar: 
Seja físico, através daquilo que se convencionou chamar de fenômenos psicossomáticos; 
Seja psíquico, quando o sofrimento manifesta-se através dos pensamentos; 
E até mesmo quando há dificuldade de lidar com os próprios atos que são contrários àquilo que a pessoa espera de si, ou os outros esperam dela.

Há questões emocionais que incomodam, e que se repetem. A configuração destas questões é muito singular: tem a ver com a história de cada um. Cada pessoa sente de maneira muito particular aquilo que a acomete. Por essa peculiaridade, é fundamental falar sobre o sofrimento. Mais adiante entenderemos o que a fala tem a ver com o tratamento, mas posso adiantar que através da construção de uma narrativa sobre o sofrimento é possível transformar algo dessa condição a cada sessão.

A análise é um processo que apresenta descobertas a cada sessão, com resultados duradouros. Não é possível fazer uma previsão taxativa de resultados, pois cada um traz uma questão e aquilo que levou uma vida para se constituir como um sofrimento não pode ser imediatamente transformado mas, por meio da construção de uma história falada pelo paciente, é possível dizer mais do que pretendia, e através disso: escutar o que há encoberto no sofrimento, desvelar, e resolver a cada sessão.

Na análise falamos sobre o mal-estar: aquilo que inicialmente é descrito como uma condição a qual a pessoa encontra-se "destinada". 
Através das descobertas que a análise promove, a própria pessoa percebe que a dificuldade tratava-se da manifestação de conflitos inconscientes, e da reatualização de situações passadas e afastadas da consciência, porém, não totalmente esquecidas.

O mal-estar pode se manifestar como: luto, situações de crise que se repetem, perplexidade decorrente de ocorrências traumáticas, sentimentos e sensações físicas desagradáveis (pânico, depressão, timidez, angústia, fobias, compulsões, estresse, agressividade, ciúmes, procrastinação), adoecimento corporal (impotência sexual, transtornos alimentares, abuso de drogas), problemas amorosos, familiares, financeiros, no trabalho, repetição de padrões problemáticos nos relacionamentos...


Mal-estar é a manifestação de um conflito que funciona enquanto mantém inconsciente um significado considerado desagradável pela consciência através de mecanismos de defesa psíquicos do eu. Repressão e negação de conteúdos são mecanismos comuns, mas que requerem um dispêndio de energia para manterem-se atuantes, separando o afeto da respectiva representação. Faz-se necessário o reconhecimento de uma parte de nós que funciona à nossa revelia, o inconsciente, que é estruturado como uma linguagem, pois é através da decifração das formações do inconsciente que afeto e representação podem se reunir tornando aquilo que estava inconsciente disponível para ser melhor elaborado.

As pessoas invariavelmente iniciam a análise se queixando da vida ou dos outros. Chegam como vítimas: do "destino", de uma "sina" familiar, dos acontecimentos, ou das ações de outras pessoas - de algo alheio, que sentem que não podem fazer nada para controlar, mas querem mudar. 
Com a análise o paciente percebe a sua participação naquilo que o faz sofrer, e também no que o faz melhorar. Para que a pessoa viva de uma maneira considerada melhor por ela mesma, precisa saber como participa inconscientemente do que se queixa. Muitos pacientes se surpreendem com essa descoberta, que gera resoluções e melhorias em todas as dimensões da sua existência.



Para que isso aconteça, é desejável que durante a sessão o paciente fale o mais livremente possível, sobre tudo o que vier à mente, sem selecionar o conteúdo, mesmo que algo pareça não ter nada a ver com o assunto que está sendo tratado, ou com a questão que o levou a procurar analisar-se. A "associação livre", é uma método descoberto por S. Freud (Fundador da Psicanálise - leia mais abaixo), no início do Séc. XIX: essa regra fundamental da Psicanálise é utilizada até hoje pois possibilita o acesso aos conteúdos inconscientes, e a consequente elaboração destes conteúdos. 
A Psicanálise é mundialmente reconhecida e cada vez mais pesquisada.
Não há tecnologia mais avançada do que a fala humana. Já havia percebido isso?
Sobre a Psicanálise:


 Kátia Bizzarro - Psicóloga e Psicanalista


CRP: 06/89188 PUC-SP




Consultório: Alameda Santos, 211. Bairro: Paraíso. S. Paulo-SP.



Próximo da Avenida Paulista. Metrô Brigadeiro. Valet no local.



Atendimento com hora marcada.





Entre em contato para agendar a primeira sessão: 11 94323-1001




Neste consultório todas as pessoas são tratadas com dignidade e aceitação.

O compromisso ético da profissão é um direito do paciente: sigilo, apoio emocional, e respeito à individualidade.